top of page

Lençóis Maranhenses - o outro lado do paraiso

O povoado de Atins é um vilarejo paradisíaco do Maranhão que vale a pena ser conhecido, pertence ao município de Barreirinhas. Dotada de rara beleza, com clima rústico e tranquilo, sendo um lugar indicado para os momentos de descanso, lazer e práticas de esportes. Fica na confluência do rio Preguiças com o Oceano Atlântico, na margem esquerda do rio, a apenas poucos quilômetros do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área de 155.000 hectares coberto por dunas entremeadas de lagoas num conjunto sinuoso de formas e espaços que seduzem e encantam pela sua majestade.

A região possui vasta praias, dunas, e o principal atrativos de fato são as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Mas o lugar podemos ainda apreciar a Revoada dos Guarás, Canto de Atins, Rio Preguiças e a própria comunidade.

Outro espetáculo é explicito a noite, quando se torna mágico, principalmente se a lua cheia estiver presente. A visão de uma luz tênue se derrama sobre todo o cenário onde sobressaem as silhuetas exuberantes das dunas e o prata cintilantes das lagoas.

O que fazer em Atins?

Lagoa tropical

Esse é o lugar ideal para os aventureiros. Lá você pode fazer trilhas ou realizar uma pequena viagem de 4×4 até chegar na maravilhosa Lagoa Tropical. O lugar é repleto de vegetação verde e de animais, como carneiros, cabras e cavalos. No local é possível também curtir um maravilhoso pôr do sol. Para conhecer o local é necessário contratar um guia.

Praia de Atins

A Praia de Atins é um paraíso. Lugar conta com dunas e um imenso mar azul-esverdeado de águas cristalinas. Lá é possível contemplar um belíssimo pôr do sol e ver o encontro do rio com o mar. Nesse ponto turístico, você pode fazer uma caminhada pela praia, nadar do mar e praticar kitsurfe. Vale a pena fazer esse passeio!

Lagoa da Capivara

A Lagoa da Capivara faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Lá você pode tomar um gostoso banho nas águas esverdeadas da lagoa, juntamente com os peixinhos, assistir a um maravilhoso pôr do sol ao final da tarde e contemplar um céu estrelado durante a noite. Esse ponto turístico é um paraíso que vale a pena ser visitado!

Lagoa das sete mulheres

Nesse ponto turístico é possível ver belas dunas e tomar banho em uma lagoa de águas claras. O local tem esse nome porque reza a lenda que os nativos já viram 7 mulheres nuas tomando banho no local. Esse lugar é um convite ao descanso em meio à belíssima natureza maranhense. Dar um mergulho nas águas cristalinas dessa lagoa é um tipo de passeio imperdível.

Kitesurfe

Em Atins é possível praticar diversos esportes radicais. Um dos esportes mais praticados da região é o kitesurf. Você pode andar de kitesurfe nas maravilhosas praias do interior maranhense, contemplando belas dunas e mergulhando em águas esverdeadas. Toda a região de Atins é um paraíso para a prática desse esporte.

Dunas

Em quase todas as praias e lagoas de Atins é possível ver dunas. Esses relevos de areia branca encantam a todos, pois a sua combinação com as águas cristalinas da região deixa a paisagem belíssima. Nas dunas é possível contemplar as belezas naturais da cidade e praticar esportes radicais. O local é uma boa pedida para quem gosta de ficar em contato com a natureza.

Revoada dos Guáras

Passeio para ver os Guarás se aninhando para dormir (Revoada). O Guará é uma das mais espetaculares aves do globo, sua plumagem é vermelha carmesim quando adulto, sua coloração deve-se a um pigmento de cor vermelha presente nos caranguejinhos dos quais se alimenta. Anda vagarosamente na água rasa, com a ponta do bico submersa, abrindo e fechando as mandíbulas em busca de caranguejos, tais como a Chama-Maré ou Sarará e o Maraquani. Após a revoada, voltamos para Atins.

Fotos: THANOSQUEST/SHUTTERSTOCK e Mariana Oliveira


Onde comer em Atins?

Mangue Restaurante Atins

Lugar simples e rústico, mas é possível saborear pratos deliciosos, como peixes com castanhas, delícias do mangue, casquinhas de caranguejo, chiclete de camarão, sururu e diversos outras comidas que combinam bastante com o clima local. Esse lugar é conhecido pelo bom atendimento e pelo espaço aconchegante.

Restaurante Cabana do Peixe

Nesse maravilhoso restaurante é possível comer comidas regadas a frutos do mar. Ele é um dos dois restaurantes mais conhecidos da região. Os pratos mais conhecidos são: robalo grelhado, peixe grelhado, filé de frango e pirão com baião de dois. Mas há diversas outras opções, inclusive o restaurante oferece pratos tipicamente nordestinos.

Restaurante do Antônio

Esse é um dos mais conhecidos da região. Ele oferece principalmente comidas típicas nordestinas, mas também possui pratos deliciosos de camarão, peixe e outros mais. Vale a pena conhecer esse restaurante, pois ele é bem tradicional na região.


Gostou?

Levamos você ate la com toda segurança e conforto.

Ligue pra gente!

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo_completo_Member of TTWGroup.png
instagram-icone-noir-01.png
+55 11 985919921

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2355 - 20º andar - Jd Paulistano - Sao Paulo. SP

bottom of page