top of page

Israel PLAY, PRAY & WELL

Atualizado: 19 de mai.



Finalmente um sonho lindo realizado, há alguns anos planejamos esta viagem a Israel a qual acabamos de realizar


Confesso que me preparei muito para absorver ao máximo cada detalhe deste incrível pais, com seus mais de 4.000 anos de história, gastronomia, cultura, geo política e claro sua pluralidade religiosa que em muitos momentos históricos se misturam.


Tinha total consciência que para a viagem ficar ainda mais completa era mais que necessário, chegar em Israel com informações, que claramente se tornavam muitas perguntas e aguçaram a curiosidade e fez crescer a vontade de embarcar logo, foram vários filmes, alguns livros e duas importantes aulas para me colocar no contexto e embarcar.


Iniciamos nossa jornada Tel Aviv uma cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, jovem, cheia de energia que mistura o antigo e o moderno, é vibrante, com muitos jovens, praia sempre cheia de atividades, arquitetura e restaurantes com sabores deslumbrantes que mantem os sabores regionais com a fusão de chefs ousados


A história sempre presente nesta cidade de contraste na antiga cidade de Jaffa (conhecida como Old Jaffa), fundada há 3.000 anos, destoa da moderna e agitada Tel Aviv. Apesar de existir há 30 séculos, o que vimos em Jaffa são construções do período Otomano onde suas charmosas vielas e casas construídas em pedra abrigam-entre escavações e descobertas históricas-ateliês de artistas e designers e deliciosos restaurantes.

Aqui não podemos deixar de relatar a sua importância na tradição. Jaffa teria sido fundada por Jafé, filho de Noé. Além disso, a cidade teria sido, segundo os escritos bíblicos, palco da ressurreição de Tabita por Pedro na casa de Simão, visitamos em Old Jaffa a Igreja de São Pedro, a Casa de Simão e algumas descobertas arqueológicas na Praça Kedumim que vem desde do Egito antigo.


 

White City - Tel Aviv

Patrimônio Mundial da UNESCO de tirar o fôlego. Nas décadas de 1920 e 1930, um grande número de arquitetos judeus, mudou-se para Tel Aviv, na época queriam recriar a cultura dos cafés europeus mas no clima quente de Israel, integrando ao mesmo tempo o estilo arquitetônico modernista, criaram então uma nova linguagem arquitetônica, rica e diversificada, caracterizada pela sua assimetria, funcionalidade e simplicidade, traduzido por suas varandas, pilares, telhados planos se tornaram marcas registradas de Tel Aviv. O Bauhaus Center Tel Aviv é o centro da cidade para explorar, aprender e vivenciar este maravilhoso pedaço de cultura. Em um passeio a pé para White City de Bauhaus construído nas décadas de 1930 e 1940 é a melhor maneira de entender a arquitetura inigualável e a paisagem urbana de Tel Aviv.

 

Live Like a Local


Em uma experiencia imersiva para entender esta jovem e vibrante cidade mergulhamos no bairro de Florentin, para um Grafite Tour com um artista plástico especialista em arte urbana que nos guiou pelas ruas de Tel Aviv que são a verdadeira expressão das manifestações artísticas representadas através do grafite nas paredes do bairro, que praticamente dividi a cidade de Old Jaffa com a moderna Tel Aviv.

Foi incrível entender o significado de cada manifestação e toda a linguagem que por trás, acredito que através do olhar da street art, chegamos mais próximos da realidade vivida em cada local, suas fraquezas e suas riquezas retratadas de forma real.

Concluímos esta rica experiencia no ateliê do artista Alon Fruend para uma aula de grafite



 

Galiléia uma região especial para os cristãos




Seguimos para esta linda região a beira do Mar da Galileia que na verdade é um lago, Ao visitar a Terra Santa é sinônimo de conhecer de perto muitos dos lugares citados nas passagens bíblicas e histórias dos hebreus, romanos um verdadeira imersão a história da humanidade suas crenças, costumes e fé.

Passamos por algumas das principais cidades da Galileia do tempo de Jesus, a linda Nazaré e a histórica Carfanaum, já a caminho a Jerusalém.

Nazaré foi onde Maria e José viveram, e Jesus passou boa parte da sua infância e onde teve início a sua vida pública.

Cafarnaum, é reconhecida como a cidade de Jesus. Ali ele teria morado por muito tempo, realizado diversos milagres e pregado na sinagoga do século IV, mas que ainda conserva fundações do século I, do tempo de Jesus, realmente nos impressiona a riqueza de detalhes e a energia deste lugar, não importa sua crença, mas a história por si só nos coloca a pensar e refletir.


A cidade também é o provável lugar onde Jesus recrutou seus discípulos e outro ponto de interesse é a Casa de Pedro, onde Jesus teria morado por um tempo.

Impossível conhecer a Galileia e não se sentir bem próximo de Jesus e da Sagrada Família. Uma experiência de fé, de vida e com histórias para levar na bagagem durante toda a vida.


Jerusalém



Chegamos ao anoitecer em Jerusalém a capital do Estado de Israel, já com o coração apertado com muitas emoções vividas e ansiosa para o que esta por vir nesta cidade que consideramos um dos pontos alto desta viagem.


Considerada uma das cidades mais antigas do mundo e considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas— judaísmo, cristianismo e islamismo e também alvo de inúmeras controvérsias políticas e religiosas.


Sempre no imaginário e no coração de todos nós, a chance de poder ver de pertinho (e tocar) lugares sobre os quais tanto ouvimos falar e lemos, mas é também um prato cheio para fãs de história.


Jerusalém, nos proporciona uma visita a história, cultura e fé de 4000 anos, a cidade realmente nos fascina ao manter suas raízes ao lado de muita modernidade e nos permite desfrutar de três culturas ao mesmo tempo: no souk muçulmano você sentirá os aromas e a agitação da Arábia, no bairro judeu você testemunhará as mais antigas tradições hebraicas principalmente junto ao Muro das Lamentações e nos muitos lugares sagrados você testemunhará a fé dos cristãos mais devotos. Para quem ama história como eu, eu uma deleite saber e se aprofundar em cada uma destas culturas e fé.

Caminhando pela Cidade Velha , é como caminhar por milhares de anos de história humana que é dividida em bairros, o bairro armênio, o bairro cristão, o bairro judeu e o bairro muçulmano, esses bairros de Jerusalém representam os diferentes grupos religiosos e étnicos que vivem na cidade murada há séculos, e cada bairro tem diferentes locais, restaurantes, arquitetura e história para explorar


Confesso é muito emocionante estar dentro de uma uma igreja e ao mesmo tempo ouvir a chamada para a oração pelas mesquitas, e ao mesmo tempo observar os judeus ortodoxos proferindo suas tradições , ai quando estamos ao meio de tudo isso entendemos um pouco o que é pluralidade e somos consumidos por energia e paz indescritível.


Vivenciamos esta pluralidade de cultura e crenças visitando seus principais pontos emblemáticos: o Monte das Oliveiras, Igreja da Visitação, Igreja da Ascensão, Igreja do Pai Nosso, Horto das Oliveiras (Getsêmani), Cenáculo, Santo Sepulcro o Muro do Ocidente (Muro das Lamentações) e o Domo da Rocha e, claro, as catorze estações da Via Dolorosa, aqui você realmente vive e entende sente a pluralidade deste pais.

A marcante história de Jerusalém é o seu maior atrativo e é possível senti-la e lembrá-la em cada ponto, através de suas contruções e de seu povo.



Jerusalem e seus sabores


Quer conhecer a essência de uma cidade, uma visita ao mercado faz todo diferencial e aqui em Jerusalem visitamos o famoso Mahane Yehuda, ou shuk em hebraico é uma das principais atrações de Jerusalem

Realizamos um passeio privativo com uma expert em sabores, aromas e claro muita cultura e foi sensacional conhecer a mistura, experienmentas frutas e sucos que traziam receitas medicinais dos antepassados, nos deliciamos nas castanhas e para tudo quando olhamos para as tâmaras enormes e suculentas alé de especiarias exóticas tivemos uma aula de como utiliza-las, nos rendeu algumas receitinhas. Foi sensacional entrar em uma lojinha onde o “tahini” era feito na hora, uma explosão de sabores.


Finalizamos em um almoço com pratos do dia a dia, confesso que ficamos apaixonados pelo homus, que sabor incrível!


Mas o charme mesmo esta muito além de seus produtos, é na interculturalidade que se respira em suas barracas mesclando judeus ortodoxos, palestinos, armênios, árabes, etíopes, dando origem a uma mistura muito característica de roupas e sotaques.

Simplesmente imperdível.


 

Após esta imersão em Jerusalem nossos pensamentos lotados de novos conhecimentos, muitos fatos históricos registrados e ainda com aquele sentimento de que o sonho de estar ali onde a história aconteceu, sim era verdade.